A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) divulgou a lista com os nomes de igrejas e pastores investigados na CPMI que apura as fraudes no INSS. A publicação ocorre após a parlamentar ser cobrada publicamente pelo pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, que a chamou de “linguaruda” por expor a ligação de religiosos com o esquema “sem dar nomes”. No último domingo, Damares afirmou que a comissão parlamentar tem sofrido pressões de pessoas e instituições que buscam atrapalhar as investigações por terem identificado “grandes igrejas” e “grandes pastores” como parte dos desvios ilegais.
Em nota publicada no Instagram, Damares afirmou que foi a autora do requerimento que resultou na criação da CPMI do INSS, instalada em 2025, e que atua como membro titular da comissão desde o início dos trabalhos. De acordo com ela, as informações mencionadas em relação às igrejas são públicas, constam em documentos oficiais e já foram aprovadas pelos integrantes da comissão.
Saiba quem são
Igrejas:
- Adoração Church — Alvo de pedido de quebra de sigilo;
- Igreja Assembleia de Deus Ministério do Renovo — Alvo de pedido de quebra de sigilo;
- Ministério Deus é Fiel Church — Alvo de pedido de quebra de sigilo;
- Igreja Evangélica Campo de Anatote — Alvo de pedido de quebra de sigilo.
Pastores:
- Cesar Belucci — Convidado a comparecer à CPMI;
- André Machado Valadão — Convidado a comparecer à CPMI e alvo de pedido de quebra de sigilo;
- Péricles Albino Gonçalves — Convidado a comparecer à CPMI;
- Fabiano Campos Zettel — Convidado a comparecer à CPMI;
- André Fernandes — Convidado a comparecer à CPMI.
Entenda o caso
Damares afirmou que a eventual participação de igrejas ou líderes religiosos em esquemas de fraude no INSS lhe causa “profundo desconforto e tristeza”, mas ressaltou que a CPMI tem o dever constitucional de investigar os fatos “com responsabilidade, imparcialidade e base documental”.
A manifestação ocorre após Malafaia anunciar, em suas redes sociais, que publicaria um vídeo para confrontar a senadora. O pastor reagiu às declarações feitas por Damares, nas quais ela afirmou que a comissão identificou “grandes igrejas” e “grandes pastores” envolvidos em fraudes no sistema previdenciário, além de relatar pressões para que as investigações não avançem.
— (Estão tentando atrapalhar as investigações) O tempo todo. Vou falar algo que me machuca muito. Nós estamos identificando igrejas nos esquemas de fraudes aos aposentados. E quando se fala de um grande pastor, vem a comunidade: “não falem, não digam, não investiguem, porque os fiéis vão ficar muito tristes” — afirmou a senadora, em entrevista concedida ao SBT News, ao ser questionada sobre se há tentativas de atravancar os trabalhos.
O Globo































