João Azevêdo entrega nova sede da ARPB e destaca mais um prédio revitalizado no Centro Histórico de João Pessoa

O prédio foi adquirido por R$ 2,8 milhões, recursos oriundos de convênio entre a ARPB e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)

Foto: Francisco França

O governador João Azevêdo inaugurou, nesta segunda-feira (22), a sede própria da Agência de Regulação da Paraíba (ARPB), instalada em um prédio histórico no bairro de Tambiá, em João Pessoa. A mudança para uma sede própria proporciona à ARPB um espaço funcional e adequado às suas crescentes demandas, bem como simboliza um compromisso com a preservação da memória e do patrimônio cultural do estado. 
 
O prédio foi adquirido por R$ 2,8 milhões, recursos oriundos de convênio entre a ARPB e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A ARPB desempenha um papel crucial na garantia da qualidade, eficiência e equidade na prestação de serviços públicos essenciais à população paraibana, atuando em setores como saneamento básico, energia, gás canalizado e outros, assegurando que os direitos dos usuários sejam respeitados e que as empresas concessionárias cumpram seus contratos e ofereçam serviços adequados.
 
Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual ressaltou que o novo prédio assegura condições para uma melhor prestação de serviço e está inserido nas ações do governo para revitalizar o Centro Histórico. “Nós estamos oferecendo um espaço muito mais digno a quem trabalha na ARPB, também estamos oferecendo à população um ambiente onde ela será bem acolhida, considerando que a Agência desempenha um papel muito importante de fazer toda a regulação na área de saneamento, água e infraestrutura que a gente tem no estado. Além disso, essa é uma ação que vai na direção da revitalização do Centro Histórico, dentro do projeto Viva o Centro, que já fez e vem fazendo intervenções em prédios importantes”, frisou. 
 
O diretor-presidente da ARPB, José Otávio Vasconcelos, destacou o momento histórico e a realização de um grande sonho dos servidores do órgão. “Esse é um prédio que por si só representa a memória e a arquitetura do início do século XX. A ARPB, que já é referência no Brasil em vários aspectos, por exemplo, na área de energia elétrica, e passa a ser uma das poucas agências que têm sua sede própria. A nossa equipe tem uma grande qualidade técnica e a nossa instituição está fortalecida com essa conquista, não apenas pelo prédio de tijolo e cal, mas pelo corpo técnico que assim como na área de energia elétrica será na área de saneamento. Estamos preparados para o desafio de colaborar com o Governo do Estado para os projetos de universalização de água e atendimento à população de todo estado”, disse. 
 
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, enalteceu o trabalho do governador João Azevêdo pela entrega de obras importantes em vários segmentos. “Esse é um momento especial para o corpo funcional da ARPB e eu quero parabenizar a gestão do governador por essa obra magnífica que garante uma Paraíba melhor e mais justa para todos”, falou. 
 
O presidente da Associação Brasileira de Agências de Regulação, Vinícius Benevides, parabenizou a gestão estadual pela valorização da ARPB. “O governador tem dado uma importância muito grande à agência reguladora que tem um papel importante por ser a gestora de contratos e isso dá muita segurança jurídica para quem quer investir no estado porque são contratos de longo prazo e a agência na Paraíba tem recebido autonomia para atuar”, falou. 
 
História – O edifício que agora abriga a ARPB é um testemunho vivo da rica história de João Pessoa. Construído no início do século XX, por volta de 1920, em um período de efervescência urbana e modernização da capital, ele se destaca pela sua arquitetura eclética, que combina a solidez do neoclassicismo com delicados toques de art nouveau, evidenciando a influência europeia na construção civil da época. A obra foi concebida e executada pelo arquiteto italiano Hermenegildo Di Lascio, que deixou a sua marca em vários prédios existentes na Capital paraibana.
 
Prestigiaram a solenidade os deputados estaduais João Gonçalves e Felipe Leitão; e auxiliares da gestão estadual, dentre eles Deusdete Queiroga (secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos), Roberto Paulino (secretário chefe de Governo), Nonato Bandeira (secretário da Comunicação Institucional), Késsia Liliana (superintendente do Procon-PB), Tânia Queiroga (diretora executiva do Iphaep) e José Antônio Coelho (presidente da PBPrev).

Artigo anteriorGoverno da Paraíba respeita a autonomia da UEPB e assegura recursos orçamentários superiores aos previstos em lei
Próximo artigoVereador Márcio Guedes propõe criação de serviço para denúncias de violações contra idosos em Campina Grande

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui