Neste domingo (22), milhares de pessoas foram às ruas em diversas cidades do país em defesa da democracia, contra a PEC da Blindagem e contra a anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro.
Um dos momentos que mais chamaram atenção foi a exibição de uma bandeira gigante do Brasil, símbolo resgatado pelos manifestantes como expressão da luta popular. O contraste foi inevitável: enquanto no 7 de setembro a direita preferiu hastear a bandeira dos Estados Unidos, neste domingo o verde e amarelo foi erguido em defesa do país e de suas instituições democráticas.
Os artistas, que no passado resistiram à ditadura militar e ajudaram a proteger a democracia brasileira, estiveram em peso novamente ao lado da população. A presença de cantores, atores e personalidades públicas reforçou a mensagem de que não há espaço para retrocessos, blindagens políticas ou perdão a quem atentou contra o Estado Democrático de Direito.
Pacíficas e organizadas, as manifestações deste domingo reafirmaram o compromisso de grande parte da sociedade: o Brasil é da democracia.