Maduro pede que venezuelanos se preparem para a “luta armada” diante de tensões com os EUA

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, pediu nesta sexta-feira(12) aos cidadãos que se preparem para um possível chamado para uma “luta armada para defender a soberania e a paz”, se necessário, em meio ao aumento das tensões com os Estados Unidos.

Na quinta-feira (11), Maduro anunciou que seu país enviaria forças de defesa militares, policiais e civis para 284 locais de “frente de batalha” em todo o país.

O presidente discursou no encerramento do Congresso Plenário do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), em Caracas.

“O partido do governo popular e unificador das forças políticas e sociais do bloco histórico tem a obrigação de se preparar estruturalmente para partir para a luta armada com a nação venezuelana, se for necessário para defender esta terra, defender nosso povo, defender e afirmar nossa história de dignidade. Nunca acreditei que pudesse pronunciar estas palavras, mas as circunstâncias históricas nos obrigam por responsabilidade”, declarou.

O governo Trump aumentou a presença militar dos EUA no sul do Caribe, como parte do que diz ser uma repressão aos traficantes de drogas, e ordenou o envio de 10 caças F-35 para um campo de aviação em Porto Rico.

Maduro alegou que os militares dos EUA esperam tirá-lo do poder. ” A terceira tarefa é definir com o nosso povo os passos para estarmos prontos, com qualidade e rapidez, para avançar, de acordo com a estratégia do país, para a luta armada em defesa da soberania e da paz.”

“É simples assim. Como posso me preparar em uma determinada rua? Como podemos nos preparar em uma determinada comunidade? Existem 260.000 ruas. E devo dizer que, mais cedo ou mais tarde, nas próximas semanas, devemos estar prontos nessas 260.000 ruas para avançar para a luta armada sempre que for necessário. Luta armada nacional, regional e local, de acordo com o nível de agressividade e a loucura do imperialismo”, completou.

SBT News

Artigo anteriorPF cumpre mandado de busca e apreensão contra o famoso advogado Nelson Willians
Próximo artigo“Brasil teve sucesso onde EUA falharam”, diz New York Times sobre condenação de Bolsonaro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui