INSS vai revisar 800 mil aposentadorias por invalidez em 2025

A medida faz parte de uma ação do governo federal para economizar R$ 10 bilhões com cortes de benefícios indevidos

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e Previdência Social irão revisar 802 mil aposentadorias por invalidez, hoje conhecida por aposentadora por incapacidade permanente. As informações são da Folha de S. Paulo.

O pente fino irá convocar beneficiários que não passam por perícia médica há mais de 24 meses. A medida faz parte de uma ação do governo federal para economizar R$ 10 bilhões com cortes de benefícios indevidos, anunciado no ano passado.

“A lei mandar fazer, e eu cumpro a lei”, afirmou o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.

“Eu não gosto de falar pente-fino, eu falo revisão. É uma revisão dos requisitos. E vamos revisar o que a lei manda revisar. É fazer o que presidente Lula falou. Quem tem direito tem que dar o benefício rápido, sem que minhas ineficiências atrapalhem o segurado. Quem não tem direito não é para dar benefício, porque senão falta dinheiro.”

Até o momento, a data para o início da revisão não foi anunciada, mas fontes informaram à Folha que as convocações devem ter início em março deste ano, por meio da rede bancária, quando o cidadão for receber o benefício mensal. Já no extrato, virá a informação do que é necessário marcar uma perícia de revisão.

Artigo anteriorO Estado da Paraíba deve registrar maior alta do PIB nacional com crescimento de 6,6% em 2024, segundo projeções do Banco do Brasil
Próximo artigoAinda Estou Aqui não usou recursos da Lei Rouanet

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui