No município de Taperoá, Cariri paraibano, uma bomba explodiu esta semana, com a revelação de que funcionários comissionados e contratados da Secretaria de Ação Social estão recebendo de forma irregular o benefício do Bolsa Família. Os funcionários seriam ligados ao prefeito George Farias (PSDB), que disputa à reeleição na cidade.
Os funcionários, que têm acesso privilegiado às informações, estariam manipulando os dados para ocultar suas verdadeiras rendas e, assim, garantir que eles e seus amigos recebam indevidamente o benefício assistencial.
De acordo com o ex-prefeito Jurandir Gouveia (PSB), que concorre à prefeitura contra Farias, “A fraude é tão sofisticada que passa despercebida pelos mecanismos de fiscalização”,
Ele disse que ao cruzar os dados do Sagres com o Portal da Transparência, foi revelado que os servidores estão recebendo pagamentos simultâneos da prefeitura e do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, numa clara demonstração de corrupção.
Além de servidores da Ação Social, a fraude está ocorrendo com funcionários da Educação e Saúde. “Servidores contratados e comissionados dessas pastas, e até candidatos ao cargo de vereador que deveriam ser exemplos de ética, estão burlando o sistema para receber benefícios sociais a que não têm direito. Utilizando técnicas de manipulação de informações, esses funcionários conseguem driblar a fiscalização e encher seus próprios bolsos com dinheiro público”, diz.
O denunciante tem documentado o nome de todos os funcionários da prefeitura que estariam cometendo a fraude e recebendo irregularmente os recursos públicos. As investigações apontam mais de 300 nomes que recebem indevidamente.