A vereadora Aninha Cardoso (REP) apresentou um projeto de lei que tramita nas comissões da Câmara Municipal propondo instituir em Campina Grande o “Programa Municipal de Capacitação e Aperfeiçoamento de Calceteiros e Pedreiros”, com o objetivo de promover a formação técnica e a valorização desses profissionais.
Segundo a proposta, o programa poderá ser implementado pelo Poder Executivo, observada a disponibilidade orçamentária e a conveniência administrativa, para promover cursos de capacitação, aperfeiçoamento e atualização técnica voltados a calceteiros e pedreiros.
O projeto explica ainda que, para viabilizar sua execução, poderão e deverão ser fomentadas parcerias com instituições de ensino técnico, entidades do sistema “S” (como o Senai e o Sesi), bem como universidades públicas e privadas que poderão assegurar a oferta de programas de formação.
Aninha Cardoso destaca o objetivo de estimular políticas públicas de valorização e formação profissional dos trabalhadores. “Trata-se de uma medida que visa incentivar boas práticas administrativas e promover a melhoria da mão de obra local, em consonância com o interesse público e o desenvolvimento social do Município”, frisa.
Questionada a respeito da profissão de calceteiro, termo ainda pouco conhecido, a vereadora Aninha Cardoso explicou que se trata do trabalhador que calça ruas e outros caminhos com pedras ou paralelepípedos, ou que reveste calçadas em geral.
Hora Agora