Em sessão realizada na manhã desta quarta-feira (30), o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) aprovou, por unanimidade, a nomeação de Alanna Galdino para o cargo de conselheira da Corte. Ela irá ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do conselheiro Arthur Cunha Lima.
A decisão dos conselheiros seguiu o voto do relator, conselheiro Nominando Diniz, que avaliou que Alanna preenche os requisitos constitucionais para assumir a função.
Alanna Galdino, filha do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, deve ser empossada no cargo em sessão extraordinária que deve ocorrer ainda hoje. A sessão que aprovou sua nomeação foi retomada nesta quarta, após pedido de de vista do procurador-geral do Ministério Público de Contas, Marcílio Franca.
O procurador apontou que Alanna não preenche os requisitos necessários para assumir a vaga, como por exemplo não ter mais de 10 anos de experiência no exercício de função pública que exigisse conhecimento jurídico, contábil, econômico, financeiro ou administrativo.
Em seu voto favorável a nomeação da filha do presidente da ALPB, Nominando destacou que a definição da pessoa a ocupar a vaga é de responsabilidade da Assembleia Legislativa, com aprovação do governador João Azevêdo. Segundo o conselheiro, os trâmites seguiram o que determina a legislação.