Paraíba é o único Estado do Nordeste com quatro notas “A” do Tesouro Nacional

Mais do que atestar o Estado como um bom pagador, a ‘CAPAG A’ reflete o trabalho de gestão fiscal que o Estado adotou ao longo dos últimos anos

O boletim publicado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) com as notas dos entes subnacionais (Estados) sobre a Capacidade de Pagamento (CAPAG), nesta sexta-feira (7), mostra que a Paraíba continua sendo o único Estado da Região Nordeste com quatro notas “A” consecutivas, a chamada ‘CAPAG A’.  

Mais do que atestar o Estado como um bom pagador, a ‘CAPAG A’ reflete o trabalho de gestão fiscal que o Estado adotou ao longo dos últimos anos. O índice da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) avalia a Capacidade de Pagamento dos Estados, no caso paraibano, e referenda o quanto as políticas fiscais e financeiras adotadas ajudaram a colocar o Estado entre as unidades da federação mais fortes, estáveis e confiáveis do País. 

HISTÓRICO DE “NOTAS A” – A Paraíba recebeu a primeira nota “CAPAG A’ da STN no ano de 2021. Naquele ano, foi o único Estado do Nordeste com essa nota junto com os Estados do Espírito Santo, Mato Grosso, Roraima e Rondônia. Em 2022, manteve a “Nota A” como único do Nordeste. Essas notas foram referendas também nos últimos dois anos: 2023 e 2024, quando Sergipe, Bahia e, somente no ano passado, o Ceará alcançou a Nota A, mas o Estado da Paraíba é o único da Região Nordeste que por quatro anos seguidos mantém a “CAPAG A”.      

QUAIS INDICADORES DA CAPAG – A Capacidade de Pagamento é uma avaliação realizada anualmente pela STN e mede a saúde financeira de Estados e Municípios brasileiros. A CAPAG da STN leva em consideração três variáveis: poupança corrente, que demonstra a relação entre gastos e receita; liquidez, que avalia o volume de caixa; e o nível de endividamento. Essa avaliação serve como um indicador da capacidade desses entes federativos de honrar seus compromissos financeiros e tomar novos empréstimos com garantia da União. Na prática, a nota funciona como uma espécie de selo de qualidade que aprova operações de crédito com garantia da União. Dessa forma, com a garantia, a boa classificação permite o acesso a financiamentos com juros mais baixos. 

FORTALECER A SUSTENTABILIDADE FISCAL – Para o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, o boletim da Secretaria do Tesouro Nacional da CAPAG reforça que “o Estado da Paraíba por quatro anos seguidos tem fortalecido a sustentabilidade fiscal, atestado pela capacidade de investimento do Estado, baixo endividamento e sinalizando um ambiente seguro e de baixo risco aos investimentos privados. A nota positiva permite alguns diferenciais, alavancando, por exemplo, a capacidade de investimento e taxas de juros menores em financiamentos”, comentou.

PARAÍBA SE DIFERENCIA NO NORDESTE – Segundo Marialvo, “nos últimos quatro anos, a Paraíba vem se diferenciando no Nordeste e se destacando no País porque se mantem por quatro anos seguidos com a mesma “Nota A” na avaliação da STN. Essa conquista vem de uma continuidade de uma política de responsabilidade fiscal que a Paraíba tem tido desde 2019, por isso precisa orgulhar todos os paraibanos, pois eleva a capacidade do Estado em realizar investimentos, tanto com recursos próprios como em financiamento com linhas mais em conta para áreas estratégicas e estruturantes do Estado, para continuar ampliando o seu desenvolvimento econômico e social”, apontou.

Artigo anteriorPresidida por Olimpio, comissão fará “rigoroso acompanhamento da execução de obras” em Campina
Próximo artigoTRE acata Aije contra Bruno Cunha Lima por aumento no número de contratados, que pode levar a cassação do gestor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui