Trump taxa Canadá e México em 25% a China com 10% e ameaça o Brasil

Após assumir a Casa Branca, Donald Trump iniciou uma guerra tarifária contra países tidos como ameaças para os interesses dos Estados Unidos

Após anunciar tarifas de 25% sobre importações do México e Canadá, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também vai taxar produtos da China. A informação foi divulgada pela Casa Branca nesta sexta-feira (31). A medida passa a valer neste sábado (1).

O que está acontecendo

  • Após assumir a Casa Branca, Donald Trump iniciou uma guerra tarifária contra países tidos como ameaças para os interesses dos Estados Unidos. Em 30 de janeiro, Trump anunciou que vai taxar exportações do México e Canadá em 25%. 
  • Segundo o presidente norte-americano, a medida busca impedir a “invasão” de drogas e imigrantes ilegais nos EUA. 

De acordo com a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, a China será taxada em 10%, como resposta à suposta entrada de fentanil nos EUA vinda do país asiático.

Nos primeiros 11 dias de seu segundo mandato, Trump tem subido o tom e usado a economia como arma contra alguns países.

Além das tarifas anunciadas contra México, Canadá e China, três dos principais parceiros comerciais dos EUA, o presidente republicano fez ameaças semelhantes contra os países do Brics.

Nesta sexta-feira, Trump afirmou que pode aplicar taxas de 100% em produtos de países do bloco econômico, do qual o Brasil faz parte. O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reagiu, afirmando que vai agir com reciprocidade caso as ameaças sejam cumpridas.

Metrópoles

Artigo anteriorO Governador explicou ser falsa a infomação de que o Governo da Paraíba aumentou ICMS sobre combustíveis 
Próximo artigoParaíba gera saldo de 27.614 empregos formais em 2024, 2º maior nos últimos 12 anos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui