TCE-PB multa Bruno Cunha Lima por irregularidades em contratações temporárias e manda exonerar contratados

Segundo o regimento do TCE-PB, a multa prevista para esse tipo de conduta pode chegar até R$ 30 mil

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) aplicou multa contra o prefeito reeleito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), por descumprir uma determinação da Corte de Contas para regularizar o quadro de contratados da administração municipal.

Segundo o regimento do TCE-PB, a multa prevista para esse tipo de conduta pode chegar até R$ 30 mil.

De acordo com o processo, a Prefeitura manteve contratações temporárias sob o argumento de “excepcional interesse público”, mesmo existindo candidatos aprovados no concurso público de 2021 aptos a assumir os cargos. A auditoria do TCE constatou que, embora algumas nomeações tenham sido feitas, o município ainda mantém temporários em funções como Assistente Jurídico e em áreas da saúde, contrariando a Constituição Federal.

Os conselheiros da 1ª Câmara determinaram, além da aplicação de multa ao prefeito, a exclusão dos contratados temporários e a substituição destes por concursados, respeitando as necessidades do serviço público. A corte ainda reforçou que novas contratações temporárias só devem ocorrer em situações excepcionais, sob pena de responsabilização.

Segundo o documento, assinado pelo conselheiro Antônio Gomes Vieira Filho, a auditoria da Corte “verificou que o gestor nomeou os aprovados para o cargo de Assistente Jurídico, preenchendo as vagas disponibilizadas no concurso.”

O conselho, porém “entendeu que o acórdão firmado com o município foi cumprido em parte, tendo em vista a persistência em contratar por excepcional interesse público em detrimento da determinação Constitucional.”

Com base nas informações levantadas, os conselheiros da 1ª Câmara decidiram impor uma multa ao prefeito e determinaram a dispensa dos servidores contratados temporariamente, com a devida substituição por aprovados em concurso público, observando as demandas do serviço público.

Artigo anteriorCâmara aprova leis de Napoleão Maracajá que homenageiam Biliu de Campina e ex-vereadores de Campina Grande.
Próximo artigoJoão Azevêdo nomeia mais 211 aprovados da segunda turma do concurso da Polícia Civil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui