A Paraíba foi o primeiro estado do Brasil a totalizar os votos, o que ocorreu exatamente às 19h44. O feito deve-se, entre outros fatores, a eficiência do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). A presidente do Regional, desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, comemorou o resultado, destacando a sincronia de todos os atores envolvidos no processo como fator principal do recorde nacional.
O feito foi destacado, também, pela ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em entrevista coletiva, às 21h20, na sede do TSE, em Brasília.
O recorde paraibano ocorre pela primeira vez na história das eleições no país. “A Paraíba foi o primeiro Estado brasileiro a totalizar os votos. E antes das vinte horas”, acrescentou.
Em entrevista concedida à imprensa, no início da noite deste domingo (6), a presidente do TRE-PB considerou positivo o pleito, principalmente quanto aos números que, de forma geral, apresentaram mínimas intercorrências.
Ocorrências
No universo de mais de 3 milhões de eleitores, houve registro de apenas 09 (nove) casos de boca de urna, 05 (cinco) de compra de voto, 02 (dois) casos de transporte irregular, 04 (quatro) candidatos presos e 04 (quatro) eleitores presos.