Após várias críticas e repercussão negativa, o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (UB), decidiu revogar nesta quarta-feira (17) o decreto que proibia manifestações culturais em algumas áreas e bairros da cidade durante o carnaval.
Segundo a Prefeitura, o Decreto Municipal n°. 4.813/2024, que está sendo revogado, em nenhum momento proibia a realização de eventos carnavalescos em Campina Grande. “Muito pelo contrário”, destaca Bruno Cunha Lima, que observa, ainda: a cidade tem mais de 60 bairros. Três ou quatro deles estavam sendo destacados para os eventos religiosos. O restante, liberado para a programação dos eventos de rua de cunho carnavalesco.
“Entendendo a força dos movimentos populares e sua organização legítima, o Município apenas atendeu recomendação do MPB e das forças de segurança do Estado, no sentido de organizar, com apoio logístico, a saída das agremiações às ruas da cidade”, disse o prefeito.
A revogação do decreto, segundo ele, sobretudo, é resultado de um processo de intenso diálogo com os segmentos envolvidos na realização do Carnaval da Paz, Pré-Carnaval, Campina Folia e Carnaval Tradição. “Numa cidade plural, cabe ao poder público harmonizar os interesses, preservar segurança das pessoas e ordenar a realização dos eventos, portanto, a narrativa de proibição nunca teve o menor sentido”, destaca o prefeito.
Bloco do Jacaré
Hoje pela manhã representantes da prefeitura se reuniram com organizadores do Bloco Jacaré do Açude Velho. Os secretários Tâmela Fama (Desenvolvimento Econômico) e Marcos Alfredo (Chefia de Gabinete) participaram do encontro.
A intenção é que o tradicional Bloco do Jacaré do Açude Velho de voltar às ruas na terça-feira, 13 de fevereiro. Ficou acertado, após entendimentos a serem promovidos com o Ministério Público e as forças de segurança, apoio do Município a esse evento de rua, diante do compromisso de ajustes do horário e do percurso do bloco.
O último desfile do Jacaré do Açude Velho no Carnaval ocorreu no ano de 2019.