A Secretaria de Saúde do Estado emitiu uma nota esclarecendo a demanda necessária para o tratamento do jovem Leryston Mateus. Segundo a pasta, os familiares receberão hoje curativos especiais e suplementos para 3 meses de atendimento hoje.
Leryston Mateus, mais conhecido como Leleu Guerreiro, sofre de uma doença rara, a Epidermólise bolhosa, uma doença genética e hereditária rara, que provoca a formação de bolhas na pele por conta de mínimos atritos ou traumas e se manifesta já no nascimento.
Leiam a nota:
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que o caso do paciente Leryston Mateus Araújo trata-se de demanda judicial para fornecimento de curativos especiais e fórmulas nutricionais. Conforme decisão judicial, a responsabilidade de aquisição desses insumos para o paciente é do Ministério da Saúde e do Estado da Paraíba, obedecendo todos os trâmites legais.
A SES reitera que o pedido de curativos especiais chegou na 3ª Gerência Regional de Saúde, em Campina Grande, na última sexta-feira, dia 19/01/2023, e nesta segunda-feira, dia 22/01/2024, a responsável pelo paciente recebeu o quantitativo para três meses. Quanto aos suplementos alimentares, será encaminhado ainda nesta segunda (22) à 3ª Gerência Regional de Saúde, o suplemento normocalórico e normoprotéico (Ensure®️) para atendimento por três meses e quanto ao suplemento hiperproteico com nutrientes específicos (Novasource Proline®️), aguardamos o recebimento por parte da empresa licitante para prosseguirmos com o atendimento da demanda.
É importante ressaltar que a demanda em questão não se trata de medicamentos fornecidos pelo Cedmex, uma vez que o centro é o estabelecimento farmacêutico de uma política pública de medicamentos de distribuição gratuita no âmbito do Sistema Único de Saúde e o paciente Leryston não possui cadastro no Cedmex para recebimento de tais componentes.
João Pessoa, 22 de janeiro de 2024