Há tempos Campina Grande sofre com animais abandonados e maltratados nas ruas das formas mais cruéis que se possa imaginar, sem falar a enxurrada de envenenamento que sempre acontece com os gatos pela cidade. Mas, pouco ou nada se pode fazer, pois até o momento, não tem um local, nem equipe especializada na cidade para combater esses crimes, apesar de haver um decreto estadual para criação da delegacia animal, desde 2003.
Mas, parece que essa realidade e o sonho de muitos protetores e cidadãos está próximo de mudar. Em entrevista a rádio Shallon, nesta segunda-feira (25), o vereador Olímpio Oliveira, deu a notícia que muito em breve será implantada na cidade a Delegacia de Crimes Ambientais e de Proteção aos Animais.
“Durante a campanha conversamos com o governador João Azevêdo mostrando a importância da delegacia em Campina, há duas semanas eu estive com Lucas Ribeiro, junto o secretário da segurança pública, Dr. Jean Nunes, ele bateu o martelo, e vai instalar”.
E na manhã desta segunda-feira o vereador esteve no local onde será instalada a nova delegacia.
“Hoje o Dr. Cristiano Santana, Superintendente Regional da Polícia Civil, já nos mostrou o espaço físico onde será feito a reforma e a adequação do local e eu espero que até o final do ano, Campina esteja inaugurando a Delegacia de Crimes Ambientais e de Proteção aos Animais.
O vereador ressaltou que tudo vem convergindo para a instalação da delegacia, pois, a Policia Civil na próxima semana estará formando mais de 500 novos policiais, em um momento oportuno para preencher a necessidade de equipe preparada para atender crimes que envolva o meio ambiente e os animais.
O vereador Olimpio Oliveira tem sido um dos principais legisladores sobre a causa animal na Paraíba, inclusive com leis que foram referência nacional.