Foi revelado na tarde desta quarta-feira (1º) o novo visual da alegoria do Galo da Madrugada de 2023, que terá como tema “Galo Preto Ancestral”, homenageando a herança afrodescendente do Brasil no principal bloco do Carnaval do Recife.
A novidade foi apresentada no espaço Art Plenna, do artista plástico Leopoldo Nóbrega, responsável por idealizar o Galo pelo terceiro ano seguido. Já a irmã dele, Germana Xavier, cuidou do design e da produção executiva da alegoria.
Nóbrega teve como inspiração para a obra de arte a representatividade da etnia brasileira e, sobretudo, da população negra, do nascimento dos brinquedos populares e do frevo.
“Evocamos a nossa ancestralidade africana e brindamos um novo tempo colorido, de paz, igualdade, inclusão e valorização das diferenças como potência cultural e estímulo ao fortalecimento das identidades através do empoderamento social, das narrativas humanistas e práticas sustentáveis presentes na escultura gigante do Galo da Madrugada”, disse.
Para o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello, o encontro com o Galo Ancestral reverencia a cultura popular basilar inerente ao ciclo momesco recifense.
“Quando falamos em uma volta com todos os Carnavais, estamos atentos à diversidade, à pluralidade única desse ciclo cultural, no Recife, mas também às referências temporais, das várias épocas, encontrando assim as origens da folia”, disse.
DETALHES SOBRE O GALO GIGANTE DE 2023
O Galo gigante traz traços cubistas e angulosos inspirados em Picasso e terá 90% de materiais e resíduos recicláveis. Ele terá padronagens e paletas de cores africanas e pernambucanas, com tons quentes, e um piercing no bico.
As pontas das asas serão douradas, em reverência a Oxum. No pescoço, trará uma gargantilha africana. A cauda, por sua vez, traz todas as cores da paleta do arco-íris para rememorar que o Carnaval é de todos.
Jornal do Comércio