A Prefeitura de Campina Grande decidiu criar uma força-tarefa para combater a instalação indisciplinada e sem controle de quilômetros de cabos e fios nos postes na área central e nos bairros da cidade.
Em 2018, o vereador e pré-candidato a deputado estadual, Janfuy Ferreira (PSDB), foi autor da proposta que cobrava da Energisa a organização do excesso de fios nos postes da cidade, a lei de n° 6.851-A, foi sancionada pelo então prefeito Romero Rodrigues. O parlamentar comemorou a atitude da prefeitura, pois, a tempos vem cobrando medidas para que a lei seja colocada em prática.
A lei municipal estabelece como responsabilidade da Energisa Borborema a cobrança das empresas de telecomunicações, a exemplo de provedoras de internet, a organização de fios, cabos e feixes que são instalados nos postes de iluminação pública.
“Nossa preocupação não é recente, estamos falando sobre isso a um bom tempo. Graças a Deus e ao entendimento do prefeito Bruno e aos órgão competentes, estamos avançando. Não é admissível que a cidade aceite esses emaranhados de fios pelos postes, se nada for feito, imagine como estará daqui a dez anos” disse o vereador.
Janduy comentou que além da poluição visual que os emaranhados de fios causam, também tem a questão da segurança para população, afinal, fios soltos, exemplificou, podem causar riscos de acidentes para pedestres e veículos.
Nesta segunda-feira, 25, houve a primeira reunião para tratar do problema, com a participação de secretários, agentes públicos e representantes da empresa concessionária Energisa. O encontro foi o primeiro passo para enfrentar esse desafio que vem sendo assumido por várias cidades. Todas as empresas que fazem uso indiscriminado dos postes para instalação de seus cabos serão identificadas e notificadas pela Prefeitura (Sesuma e Procon), com base em relatório da Energisa.
Durante o encontro na Sesuma, ficou definido um cronograma, com metas e plano de ação, para realizar o trabalho de campo e início do processo de regularização e “limpeza” dos cabos e fios desnecessários instalados nos postes do Centro da cidade e em vários bairros..
Nos próximos dias, com as estratégias de atuação de cada integrante da força-tarefa e o plano de ação já consolidado, a Prefeitura convidará o Ministério Público para acompanhar a ação, com a possível celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
Com informações da Codecom