Sintab participa de reunião e apresenta propostas para melhorar o fornecimento de merenda escolar

A mudança, ocorrida ainda na gestão anterior, retirou das escolas a autonomia de decidir quando e quanto comprar dentro de suas reais necessidades, e centralizou essas ações na Seduc.

Foto: Ascom

O Sintab participou, na última semana, de reunião entre a Secretaria de Educação (Seduc), fornecedores e autoridades de Campina Grande para o alinhamento do fornecimento de insumos para a merenda escolar nas creches e escolas do município. Através da representação de Joselito Barbosa, diretor do Sintab e membro do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), apontou alternativas para a melhoria do fornecimento de merendas e teceu críticas a centralização do processo de aquisição de insumos alimentares.

O encontro, promovido pela Seduc, aconteceu devido aos problemas verificados no cumprimento dos prazos contratuais para entrega de insumos por parte dos fornecedores, objeto de várias denúncias do Sintab na imprensa e no Ministério Público. Na ocasião, Barbosa informou que há problemas com a merenda escolar desde o início do ano letivo, externou a preocupação do CAE com relação aos problemas de entregas de merenda e disse que “a segurança alimentar dos alunos está sendo comprometida, já que o cardápio de merenda escolar não vem sendo cumprido”.

De acordo com Joselito, o principal problema relacionado ao fornecimento de merendas é a centralização do processo de aquisição alimentar. A mudança, ocorrida ainda na gestão anterior, retirou das escolas a autonomia de decidir quando e quanto comprar dentro de suas reais necessidades, e centralizou essas ações na Seduc. “O CAE defende a descentralização do fornecimento de merenda já que observamos nas unidades de ensino que a quantidade de insumos que chegam não é suficiente até a próxima entrega”, disse ele.

Para Joselito, uma central de distribuição da Seduc resolveria os problemas de logística de entregas e informou que a descentralização é uma solução viável para a resolução dos problemas de fornecimento de merenda. Desse modo, se persistirem os problemas de fornecimento, o CAE recomendou à gestão que as aulas sejam suspensas até que o problema seja resolvido.

Ao final da reunião, ficou estabelecido que a Seduc vai disponibilizar um calendário de entrega da merenda aos fornecedores, com planejamento semestral. Também foi informado que a Secretaria está desenvolvendo um aplicativo que permitirá aos entregadores uma melhor dinâmica na entrega. Além disso, também será divulgada pela Seduc uma cartilha com orientações sobre como o fornecedor deve proceder em caso de haver a necessidade de substituir algum produto.

O encontro, realizado na sede da Seduc, contou ainda com a participação de representantes da Controladoria Geral do Município, Ministério Público e Procuradoria Geral do Município. Para mais informações, entre em contato pelo fone (83) 3341-3178 ou através das redes sociais do Sintab no Facebook e Instagram.

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