Servidores de apoio impõe condições as atividades presenciais com ciclo de imunização completo e garantia de segurança no trabalho

A decisão é fruto da reunião do Sintab com o Secretário de Educação Raymundo Asfora Neto.

Foto: Ascom

Os servidores de Apoio da Educação realizaram na manhã de ontem, terça-feira, dia 14, nova assembleia para deliberar sobre as condições de retorno da categoria às aulas presenciais nas creches e escolas municipais na próxima segunda-feira. Na ocasião, ficou decidido que as atividades presenciais dos servidores serão realizadas após a conclusão do ciclo de imunização vacinal e a disponibilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no ambiente de trabalho.

Já se encontra disponível no site do Sintab para download o Requerimento Administrativo* que o servidor deverá preencher e entregar ao gestor escolar notificando-o que não vai exercer sua função, nem colocar sua vida em risco, caso os EPIs e produtos de limpezas elencados no Protocolo para o Retorno das Aulas Presenciais** não sejam disponibilizados. Em relação a vacina, quem ainda não completou o ciclo vacinal de 15 dias previsto após a imunização da segunda dose, está dispensando do retorno as aulas.

A decisão é fruto da reunião do Sintab com o Secretário de Educação Raymundo Asfora Neto. No encontro, a diretoria do sindicato informou ao secretário que foram realizadas visitas às unidades escolares onde verificou-se um agravamento das condições estruturais e de trabalho durante a pandemia, sem as providências prometidas pela atual gestão.

De um modo geral, a maioria das unidades não tem ventilação nas salas de aula, muitas delas com paredes rachadas, colunas expostas, kits merendas incompleto, com o mato tomando conta dos pátios, pias quebradas, banheiros sem chuveiros, entre outros problemas identificados***. Este panorama coloca em risco a vida dos servidores e da comunidade escolar, indo de encontro ao que foi preceituado pelo Protocolo para o Retorno das Aulas Presenciais emitido pela própria Secretaria de Educação.

A categoria de Apoio da Educação é formada por secretárias, vigias, merendeiras, serviços gerais e motoristas. Por força de decisão judicial, foram obrigados a retornar às atividades presenciais, após 2 meses de paralisação, reivindicando a vacinação para a categoria e as melhorias estruturais no ambiente de trabalho. Para mais informações, entre em contato pelo fone (83) 3341-3178, ou através das redes sociais do Sintab no Instagram e Facebook.

Artigo anteriorONU deve decidir nesta quinta-feira se exigirá vacinação para Assembleia-Geral, o que poderia barrar Bolsonaro
Próximo artigoSecult realiza oficinas sobre editais da 2ª fase da Lei Aldir Blanc

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui