O Sintab enviou uma comitiva de enfermeiras e técnicas de enfermagem para Brasília, entre os dias 02 e 05 de agosto, para participar de ato público “Valorizar a Enfermagem é Valorizar o SUS”, que aconteceu na Esplanada dos Ministérios no último dia 05. O protesto fez parte de uma articulação nacional da categoria para visitar e pressionar os deputados e senadores a votarem pela aprovação da PL 2564/2020, que tem o objetivo de instituir o piso salarial nacional.
Mary Priscila, enfermeira da atenção básica em Campina Grande, foi uma das profissionais da saúde que estiveram presentes na manifestação e afirmou ter expectativas positivas para a luta da categoria: “A mobilização foi muito boa, com representatividade para retomar os protestos. Agora é organizar a categoria a continuar a mobilização nos estados”, explicou.
Ainda em Brasília, a comitiva da enfermagem aproveitou a oportunidade para visitar os parlamentares paraibanos e dialogar sobre a importância social da aprovação da PL 2564. Entre os políticos que receberam a comitiva, estiveram os deputados federais Gervásio Maia (PSB), Edna Henrique (PSDB), Efraim Filho (DEM), Wilson Santiago (PTB), além da senadora Nilda Gondim (MDB) e o autor da PL 2564, senador Fabiano Contarato (REDE-ES).
O deputado federal Efraim Filho disse que as pautas da enfermagem sempre tem apoio na Câmara dos Deputados e declarou que “a pandemia teve essa capacidade de mostrar que vocês da enfermagem são heróis da resistência, arriscando suas vidas para salvar a dos nossos cidadãos”; já o deputado federal Wilson Santiago valorizou a luta da enfermagem e afirmou que “sabemos que os salários estão defasados, as condições são mínimas de trabalho e é mais do que justo procurarmos corrigir essa distorção no sistema público”.
Antes de voltar para nova votação na Câmara dos Deputados, o projeto de lei encontra-se atualmente parado no Senado Federal. Apesar de ter assinaturas suficientes para ser colocado na ordem do dia para votação com urgência, o presidente da casa, Rodrigo Pacheco (MDB), vem impedindo a pauta de andar no Senado.
De acordo com Priscila, “os senadores têm se mostrado bem favoráveis. Nas visitas, a grande maioria reafirma o voto em prol da enfermagem”. Especula-se nos bastidores que os senadores de oposição ao projeto estão articulando uma contraproposta para o piso salarial, porém, a ideia é rejeitada por todos os sindicatos da categoria.
A Comitiva da Enfermagem foi organizada pelo Sintab em parceria com a ASPEN, e teve como representantes da categoria as enfermeiras, parteiras e técnicas de enfermagem Mary Priscila, Samara Ambrósio Juliane Peixoto, Cátia Agra, Islandia Barros e Socorro Nóbrega. Para mais informações, entre em contato pelo fone (83) 3341-3178, ou através das redes sociais do Sintab no Instagram e Facebook.