Servidores da Saúde de Campina protestam mais uma vez contra descaso da gestão

Ainda em Brasília, a comitiva da enfermagem aproveitou a oportunidade para visitar os parlamentares paraibanos e dialogar sobre a importância social da aprovação da PL 2564.

Foto: Ascom

O Sintab enviou uma comitiva de enfermeiras e técnicas de enfermagem para Brasília, entre os dias 02 e 05 de agosto, para participar de ato público “Valorizar a Enfermagem é Valorizar o SUS”, que aconteceu na Esplanada dos Ministérios no último dia 05. O protesto fez parte de uma articulação nacional da categoria para visitar e pressionar os deputados e senadores a votarem pela aprovação da PL 2564/2020, que tem o objetivo de instituir o piso salarial nacional.

Mary Priscila, enfermeira da atenção básica em Campina Grande, foi uma das profissionais da saúde que estiveram presentes na manifestação e afirmou ter expectativas positivas para a luta da categoria: “A mobilização foi muito boa, com representatividade para retomar os protestos. Agora é organizar a categoria a continuar a mobilização nos estados”, explicou.

Ainda em Brasília, a comitiva da enfermagem aproveitou a oportunidade para visitar os parlamentares paraibanos e dialogar sobre a importância social da aprovação da PL 2564. Entre os políticos que receberam a comitiva, estiveram os deputados federais Gervásio Maia (PSB), Edna Henrique (PSDB), Efraim Filho (DEM), Wilson Santiago (PTB), além da senadora Nilda Gondim (MDB) e o autor da PL 2564, senador Fabiano Contarato (REDE-ES).

O deputado federal Efraim Filho disse que as pautas da enfermagem sempre tem apoio na Câmara dos Deputados e declarou que “a pandemia teve essa capacidade de mostrar que vocês da enfermagem são heróis da resistência, arriscando suas vidas para salvar a dos nossos cidadãos”; já o deputado federal Wilson Santiago valorizou a luta da enfermagem e afirmou que “sabemos que os salários estão defasados, as condições são mínimas de trabalho e é mais do que justo procurarmos corrigir essa distorção no sistema público”.

Antes de voltar para nova votação na Câmara dos Deputados, o projeto de lei encontra-se atualmente parado no Senado Federal. Apesar de ter assinaturas suficientes para ser colocado na ordem do dia para votação com urgência, o presidente da casa, Rodrigo Pacheco (MDB), vem impedindo a pauta de andar no Senado.

De acordo com Priscila, “os senadores têm se mostrado bem favoráveis. Nas visitas, a grande maioria reafirma o voto em prol da enfermagem”. Especula-se nos bastidores que os senadores de oposição ao projeto estão articulando uma contraproposta para o piso salarial, porém, a ideia é rejeitada por todos os sindicatos da categoria.

A Comitiva da Enfermagem foi organizada pelo Sintab em parceria com a ASPEN, e teve como representantes da categoria as enfermeiras, parteiras e técnicas de enfermagem Mary Priscila, Samara Ambrósio Juliane Peixoto, Cátia Agra, Islandia Barros e Socorro Nóbrega. Para mais informações, entre em contato pelo fone (83) 3341-3178, ou através das redes sociais do Sintab no Instagram e Facebook.

Artigo anteriorSTTP realiza campanha educativa em escolas de Campina Grande
Próximo artigoAssembleia aprova Lei Lucas Santos para garantir combate ao cyberbullying na Paraíba

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui