Projeto de humanização na UTI neonatal é implantada pelo ISEA em Campina Grande-PB

A implantação é para o envolvimento de pais com os filhos internados

Foto: Codecom

Um projeto está mudando o ambiente de vivência, humanizando o atendimento aos bebês e trazendo os pais para a UTI neonatal do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA). O trabalho torna o ambiente da UTI mais acolhedor e receptivo, com mensagens nas incubadoras que estimulam os pais a falarem com os filhos e comemorarem as pequenas conquistas do desenvolvimento dos bebês, além de promover atividades especiais.

A ideia foi implantada recentemente em Campina Grande como forma de tornar o processo de internação mais afetivo e menos doloroso. “Essas mães e esses pais precisam de acolhimento e é para isso que a gente está aqui. Não é só para prescrever medicação, é pra gente humanizar esse cuidado.”, disse o médico pediatra da UTI neonatal do ISEA, Dr. Paulo Martins.

Foram distribuídas mensagens como: “Quero sentir o teu toque”, “Quero ouvir sua voz, fale comigo”, “Atingi meu primeiro quilo”, “Chegou meu grande dia, meu mesversário”, entre outras. As placas estimulam afeto e contato com as crianças internadas. Além disso, a equipe também realiza ações para a comemoração de festa junina, mesversário, dia das mães, como forma de proporcionar que as famílias vivenciem esses momentos como todas as outras, apesar da internação. Os profissionais colocam vestimentas típicas nos bebês e ambientam o espaço.

“Não é porque a criança está internada na UTI neonatal que todo o processo tem que ser doloroso. Esse processo pode sim ser amoroso. Nós como profissionais de saúde temos a capacidade de modificar esse ambiente”, comentou. A UTI Neonatal dispõe de dez leitos. A Secretaria Municipal de Saúde está lançando processo licitatório para a abertura de novos leitos e o novo espaço será completamente ambientado voltado para a humanização.

Artigo anteriorTecnologia de ponta é utilizado no Hospital de Clinícas em Campina Grande-PB
Próximo artigoComplexo Hospitalar Municipal Pedro I não registrou óbito nas últimas 24 horas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui